MARÇO AZUL MARINHO: CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER COLORRETAL  

No mês de março, dia 27, é o Dia da Conscientização e Combate ao Câncer Colorretal. O câncer de cólon e reto se manifesta no início do intestino grosso, que é o cólon, e na porção final, que é o reto. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de cólon e reto ocupam a terceira posição de câncer mais frequente no Brasil, sendo a região Sudeste com as maiores taxas de incidência para homens e mulheres. Quer saber mais sobre? Leia o post!

O QUE É? 

É um tumor maligno que se desenvolve em duas porções do intestino grosso, o cólon e o reto. Este tumor se origina a partir de um pólipo adenomatoso, que sofre alterações progressivas em suas células, ao longo dos anos.

FATORES DE RISCO 

  • Inatividade física;
  • Excesso de gordura corporal – sobrepeso e obesidade;
  • Alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras; 
  • Consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru, salame, entre outras);
  • Ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana). 

SINAIS E SINTOMAS 

  • Mudanças de hábitos intestinais;
  • Anemia; 
  • Perda inexplicável de peso; 
  • Presença de sangue nas fezes; 
  • Dor ou desconforto abdominal. 

DIAGNÓSTICO 

Para se diagnosticar o câncer de cólon requer o exame colonoscopia, em que se obtém um pequeno pedaço de tecido da lesão suspeita, sendo analisado pelo patologista. 

TRATAMENTO 

O principal tratamento é a cirurgia, que quando é realizada retira-se parte do intestino acometido pela doença e os gânglios linfáticos (estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo). Além da cirurgia, inclui-se a radioterapia associada ou não a quimioterapia (uso de medicamento) podendo ser feita ou não em sequência da cirurgia para diminuir a possibilidade de retorno do tumor.   

O câncer de cólon e reto é tratável e frequentemente curável, porém, o tratamento vai depender do tamanho, localização e extensão do tumor. Caso a doença esteja espalhada para outros órgãos, as chances de cura diminuem.

A Fábrica de Cuidados possui atendimento presencial. Para maiores informações, entre em contato conosco e tire suas dúvidas! 

Bolsista PIBIC/CNPq:  Tatiane Souza Pinto 

Doutoranda PPGENFBIO: Gabryelly Carvalho

Profªs Dras.:  Priscila Handem e Gisella Quelluci  

REFERÊNCIAS 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/29-5-dia-mundial-da-saude-digestiva-prevencao-do-cancer-colorretal/. Acesso em: 28 mar. 2024 

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Câncer de cólon e reto. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa/sintese-de-resultados-e-comentarios/cancer-de-colon-e-reto. Acesso em: 28 mar. 2024 

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Câncer de intestino. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/intestino#:~:text=Tamb%C3%A9m%20%C3%A9%20conhecido%20como%20c%C3%A2ncer,parede%20interna%20do%20intestino%20grosso. Acesso em: 28 mar. 2024

Deixe um comentário